O que são?
Quando falamos acerca de painéis solares é importante pensar muito além da instalação dos mesmos podendo optar por outros componentes adjacentes como baterias. No entanto, existem elementos como os inversores que são de extrema importância dar a conhecer. O inversor solar é um aparelho que permite usufruir da energia solar captada convertendo a mesma em eletricidade.
Como funcionam?
A energia produzida e que é transformada depois em energia continua, não é passível de ser utilizada surgindo daí a função do inversor fotovoltaico que converte a energia de corrente contínua em corrente alternada, esta que pode ser utilizada numa base diária em eletrodomésticos ou qualquer aparelho que necessite de eletricidade. Este aparelho tem uma média de vida útil de cerca de 10 anos e requer uma certa atenção na zona em que está instalado, isto porque deve estar inserido numa zona da casa mais afastada e sem muito movimento, perto do quadro elétrico de forma a não ter contacto direto com o sol.
Quais os tipos?
Inversores Monofásicos: Este tipo de inversor é bastante comum nas casas especialmente quando nos referimos a iluminação e aquecimento. É composto por apenas uma fase e uma corrente alternada
Inversores Trifásicos: Ao contrário do inversor monofásico e, tal como o nome indica é composto por três fases e três correntes alternadas distintas. Neste caso, a instalação é destinada a empresas e indústrias de médias e grandes dimensões, assim como casas de estrutura semelhante.
Microinversores: Os microinversores transformam também a corrente contínua em corrente alternada sendo aplicado um por painel solar com o objetivo de converter, otimizar e, de certa forma avaliar o desempenho individual da cada um destes e, caso necessário tomar medidas apropriadas. É de notar que este elemento adjacente torna o sistema mais potente tornado-o mais eficiente.
Qual o inversor mais adequado?
É importante escolher o inversor que mais se adequa ás suas necessidades pois será este elemento que irá potencializar uma maior eficiência do seu sistema fotovoltaico. Sendo assim, quanto maior a eficiência maior será a energia produzida pelos painéis solares. Além disto, o inversor permite garantir uma maior segurança no sistema. Por isso, é em primeira instância importante perceber qual o consumo energético dos aparelhos eletrónicos que tem dispostos pela casa de forma a usar o inversor que mais se adequa á sua necessidade e, de seguida perceber os diferentes modelos disponíveis no mercado para poder escolher aquele que mais lhe agrada.