Avançar para o conteúdo
    Blog > Painéis Solares > Painéis Solares: O que saber?

    Painéis Solares: O que saber?

    A indústria da energia solar tem vindo a crescer ao longo do tempo. As soluções de autoconsumo têm verificado um aumento de procura por parte dos consumidores finais, pelo que é de extrema importância que as famílias tenham os conhecimentos essenciais sobre o que são os painéis solares, como funcionam, alguns cuidados a ter e também vantagens deste tipo de sistema. Assim sendo, está inserido neste conteúdo informativo toda a referência base para que os consumidores saibam do que se trata e tomem decisões conscientes.

    O que são painéis solares?

    Os painéis solares são equipamentos cujo principal dever é converter a energia solar em eletricidade por meio de células fotovoltaicas. Um sistema fotovoltaico completo não se limita aos painéis solares, engloba também a estrutura de fixação, cabos, inversor para transformar a corrente contínua em alternada, e opcionalmente, baterias para armazenar energia ou contadores inteligentes.

    Quais os principais tipos?

    Agora que sabe a constituição de um painel solar é de extrema importância conhecer os diferentes tipos de placas fotovoltaicas que existem:

    1. Monocristalinos
    2. Policristalinos
    3. Película Fina

    O painel monocristalino é o painel mais antigo e dadas as características do silício (obtido através de pedras de quartzo) e o seu modo de produção torna-se mais caro comparativamente com outras opções porém é o mais eficaz e eficiente. Por outro lado, os painéis policristalinos 

    Como se instalam?

    Quando falamos da instalação de painéis fotovoltaicos devemos ter em conta que o mais importante é que seja feita por profissionais certificados que ofereçam um serviço de qualidade e excelência, rápido e eficiente mas também que possibilite a criação de uma relação á base da confiança com o cliente.

    Quando nos referirmos á parte prática da instalação, deve ser feita a montagem da estrutura que suporta a instalação, assim como a sua devida fixação e ainda a associação do inversor elétrico correspondente e adequado. Além disto, é de extrema importância referir que um sistema de autoconsumo requer, além da instalação, a devida manutenção e ainda a legalização necessária atualizada.  

    Como é feita a manutenção?

    Esta não será de todo uma preocupação para si, visto que a manutenção dos painéis fotovoltaicos é de fácil trato. A manutenção ocorre em duas situações principais, a limpeza pontual da estrutura e a substituição de peças que se encontrem danificadas.

    A limpeza pode, geralmente ser feita por si de forma individual e sem qualquer tipo de especialização, isto porque é usual a limpeza com mangueira ser suficiente, visto que o essencial é manter a superfície cuidada e limpa para que possa cumprir o seu potencial máximo de utilização ao captar a maior quantidade possível de radiação solar. Caso a utilização da mangueira não seja suficiente pode usar uma esponja ou um pano macio de forma a não riscar a superfície e comprometer a função da estrutura.

    No que diz respeito ás peças danificadas, é importante ter a avaliação de um profissional especialista para que possa aconselhá-lo da melhor forma possível.

    Quais as principais vantagens dos painéis solares?

    São inúmeros os benefícios que pode obter ao adotar este tipo de sistema. Como referido anteriormente, a baixa manutenção é algo que lhe facilita bastante no cuidado dos painéis visto que a limpeza ocasional é geralmente suficiente para remover poeiras ou sujidade.

    Além disto, a instalação dos painéis fotovoltaicos permite aos consumidores gerarem a sua própria energia, reduzindo a sua dependência da rede tradicional de eletricidade acrescida ao facto de ser uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável, o que lhe irá permitir reduzir a sua pegada ecológica contribuindo para a redução das emissões de carbono e na preservação do meio-ambiente.

    Outro fator a ter em conta é a valorização mobiliária, isto porque propriedades equipadas com sistemas de energia solar têm, geralmente, um valor de mercado superior devido ao investimento de que necessita.

    Por último, aquele que pode ser o fator que mais impacto tem na tomada de decisão do consumidor é o facto de haver uma redução significativa na fatura que pode ser observada desde muito cedo após a instalação.